top of page
Tinham-me dito que não se devia dar a chupeta por causa da amamentação...

 

Se o bebé for amamentado, a chupeta deve ser evitada nas primeiras semanas, pois pode prejudicar a adaptação do bebé à mama. Após esta adaptação inicial, a chupeta constitui um elemento de prevenção da SMSL, uma vez que  facilita a abertura das vias aéreas do bebé.
 
 
De barriga para cima o meu bebé não se vai engasgar?
 

Quando são deitados de barriga para cima, os bebés não bolçam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição. Se quiser pode colocar o berço/cama inclinado a 30º na cabeceira, desde que este não tenha rodas e seja estável.

 
 
E não vai ficar com a cabeça deformada?
 

Não, se for apenas quando o seu bebé está a dormir.

É recomendável pôr o bebé de barriga para baixo quando estiver a brincar, não só para evitar que fique com deformações do crânio mas também para que possa reforçar os músculos do pescoço e da cabeça.

 

ATENÇÃO: Não deixe o seu bebé a brincar sem vigilância, uma vez que a cabeça pode cair e ele pode sufocar na superfície de apoio.

 
 
Porque é que é mais seguro deitar os bebés de barriga para cima?

 

Se o bebé dormir de barriga para baixo ou de lado, pode ficar exposto a situações de má ventilação por compressão das vias respiratórias e/ou por inalação de gases expirados anteriormente (o bebé pode estar a respirar "ar usado", o que não é saudável).

Estas posições podem ainda expor o bebé a situações de:

  • Má regulação da temperatura, ficando num estado de sobreaquecimento, por compressão da face contra a cama;

  • Má regulação cardio-respiratória associada ao stress induzido pela hipertermia;

  • Incapacidade de despertar perante estímulos de asfixia.

 
 
Como é que se descobriu que deitar os bebés de barriga para cima previnia a SMSL?

 

Na década de 1990 desenvolveram-se, nos EUA e na Europa, estudos epidemiológicos que visavam compreender que comportamentos poderiam estar associados à SMSL e poderiam ser considerados factores de risco para a sua ocorrência. Concluiu-se que o facto de o bebé dormir de barriga para baixo se associava significativamente à ocorrência de SMSL.

Como consequência, vários países (Inglaterra, Holanda, Nova Zelândia, Austrália e EUA) implementaram um programa de saúde pública que contemplava a instrução dos pais para deitar os bebés de barriga para cima ou de lado. Estudos posteriores apuraram que, nesses países, as taxas de incidência de SMSL diminuíram significativamente (cerca de 50%).

Mais tarde, em 2005, a Academia Americana de Pediatria apurou ainda que deitar o bebé de lado poderia estar associado ao aumento das taxas de incidência de SMSL, pelo que se recomendou que a posição única de deitar o bebé fosse a de barriga para cima. 

 

bottom of page